25.5 C
Brasília
20 Junho, 2025
Mais

    Bolsonaro quer o uso da cloroquina no SUS como tratamento inicial da Covid-19

    O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (13) que vai conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para incluir o uso da cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes com sintomas leves de covid-19.

    “O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco. [Para] pessoas com comorbidades ou de idade, já deve ser usada a hidroxicloroquina”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

    Para o presidente, “pode dar certo, pode não dar certo [a cura do paciente]”, mas enquanto não houver medicamento eficaz contra a covid-19, a cloroquina deveria ser utilizada. “Apesar de saberem que não tem confirmação científica da sua eficácia, mas como estamos em uma emergência, a cloroquina, que sempre foi usada desde 1955, e agora com a azitromicina, pode ser um alento para essa quantidade enorme de óbitos que estamos tendo no Brasil”, disse.

    Originalmente a droga é indicada para doenças como malária, lúpus e artrite, mas tem sido usada e estudada, em associação com outros medicamentos, para o tratamento da covid-19.

    No Brasil, o Ministério da Saúde incluiu em seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta, mas mantendo a norma corrente na medicina de que cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância ao paciente.

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.

    “Está sendo usado largamente no Brasil, mas não na rede SUS. Na rede SUS o médico tem uma cartilha, que é o protocolo, se ele usa algo diferente daquilo ele vai ser responsabilizado. E lá está escrito que é apenas para caso grave”, argumentou o presidente.

    Leia também:

    Moraes diz que ‘ápice’ de ilícitos de Bolsonaro teria começado com carta de Trump

    Em decisão que fundamentou a operação da Polícia Federal (PF) contra Jair...

    Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e seja proibido de usar redes sociais

    Nesta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) executou mandados judiciais autorizados...

    AGORA: Bolsonaro é alvo de mandado de buscas da Polícia Federal, autorizado pelo STF

    Nesta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) executa diligências autorizadas...

    “Tudo que cabe a nós fazer, tentamos”, diz Gayer ao dizer que já viramos ditadura

    Em entrevista exclusiva ao Pleno Notícias, o deputado federal Gustavo Gayer...

    Casa Branca envia carta para Bolsonaro: “Esse julgamento deve acabar imediatamente”

    O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro acabou de compartilhar uma...

    Bolsonaro confirma pré-candidatura de Michelle ao Senado Federal

    Em movimento para ampliar a influência da família na...

    Autoridades dos EUA pediram detalhes da “conduta” dos ministros do STF, diz jornalista

    Em reunião realizada nesta terça-feira (15) em Washington, autoridades...

    Parlamentares reagem à decisão de Moraes: “Congresso definitivamente fechado”

    Parlamentares reagiram com indignação à decisão do ministro Alexandre...

    Moraes ‘atropela’ posição do Congresso e decide em favor do governo no caso IOF

    Em decisão proferida nesta quarta-feira (16), o ministro Alexandre...

    PGR que pediu a prisão de Bolsonaro entra na mira de Donald Trump

    O governo do presidente norte-americano Donald Trump manifestou publicamente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close