Mais

    Bolsonaro diz que se reagir agora contra abusos, ‘as consequências podem ser piores’

    O presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista ao programa Agora com Lacombe, comandado pelo jornalista Luís Ernesto Lacombe, que que foi ao ar na última quinta-feira (2), ocasião em que entre outros assuntos, o chefe do Executivo comentou sobre a possibilidade de reações drásticas diante do que ele considera “arbitrariedades” por parte de outras autoridades.

    “Espera, calma, vamos fazer a nossa parte, vamos reagir sem se indignar. Sabemos das arbitrariedades que acontecem, são graves as arbitrariedades… gravíssimas. Eu muitas vezes fico me remoendo pra ver o que eu vou fazer, mas as consequências dos meus atos podem ser pior pra todo mundo”, afirmou o presidente.

    Na sequência, Bolsonaro indicou o que alguns analistas já vêm levantando nos últimos meses; que a sua mudança de postura em relação aos outros poderes da República visa uma estratégia de mudanças a longo prazo, passando pelas eleições do próximo ano e pelas futuras indicações de ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    “Você pode ver, quando fala em renovação… quem se eleger em 2022 bota mais dois [ministros] no Supremo em 2023… dá pra mudar o Brasil”, destacou o presidente.

    Se for reeleito em 2022, portanto, Bolsonaro poderá indicar um total de 4 ministros para o STF até o fim do seu segundo mandato, sendo que dois já foram indicados, Kássio Marques Nunes em 2020 e André Mendonça este ano, o qual ainda depende de sabatina no Senado Federal para ter o seu nome oficializado pela casa.

    Caso Bolsonaro consiga eleger um sucessor em 2026, o mesmo também fará novas indicações ao Supremo, já que os atuais ministros precisarão se aposentar por limite de idade. Na prática, isto resultaria numa profunda transformação no coração do Judiciário brasileiro, algo que parece ser a principal intenção do presidente da República. Assista a entrevista completa, abaixo:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close