28.5 C
Brasília
Sexta-feira, 12 Agosto, 2022

Bolsonaro diz que “está em jogo no mundo uma Nova Ordem; uma forma de mandar”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da convenção que lançou a candidatura oficial do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ao governo de São Paulo. Na ocasião, o chefe do Executivo fez uma declaração que chamou atenção de alguns internautas.

Isso porque, Bolsonaro afirmou “que está em jogo no mundo”, segundo ele, “uma nova ordem. Uma nova forma de mandar no povo e não de comandar.” As palavras do presidente ecoam declarações semelhantes feitas pelo presidente russo Vladimir Putin. Recentemente, ele declarou:

“O Ocidente não pode oferecer ao mundo seu modelo de futuro (…) Tanto local como globalmente, estão sendo lançados os fundamentos e princípios de uma ordem mundial harmoniosa e mais justa, socialmente orientada e segura, uma alternativa à existente”, declarou Putin em um fórum em Moscou.

“Não importa o quanto as elites ocidentais e supranacionais tentam preservar a ordem existente das coisas. Uma nova era, uma nova etapa na história mundial está se aproximando. Somente Estados verdadeiramente soberanos podem garantir uma dinâmica de alto crescimento”, destacou o líder russo.

Por essas associações, portanto, a fala de Bolsonaro dá a entender que se trata de uma crítica, mas não é possível cravar sobre, ou contra, quem. De modo geral, está claro que o presidente critica os que desejam “mandar” e não “comandar”. Isto é, o autoritarismo, em vez da liderança. Confira:

DESTAQUE
Veja também:
close