Bolsonaro: críticas contra o Brasil na questão ambiental “é uma briga comercial”

Bolsonaro: críticas contra o Brasil na questão ambiental
Reprodução: Google

O presidente Jair Bolsonaro fez a sua tradicional live na última quinta-feira (16), onde tratou de vários pontos, entre eles a questão ambiental no país, a qual vem sendo mais discutida na mídia tradicional em decorrência das queimadas na Amazônia durante este período de estiagem.

Para o presidente da República, os olhos do mundo para a questão ambiental brasileira vão muito além dos interesses de preservação da fauna e flora, mas dizem respeito a interesses de ordem comercial.

“Essa guerra da informação não é fácil e nós temos problemas, porque o Brasil é uma potência no agronegócio. Lá na Europa é uma seita ambiental, eles não preservaram praticamente nada do meio ambiente, mas o tempo todo atira em cima de nós, e de forma injusta, porque é uma briga comercial também”, disse Bolsonaro.

O presidente não deixou de reconhecer a necessidade do país monitorar o desmatamento ilegal, assim como o número de queimadas, mas explicou que, segundo ele, grande parte desses incidentes ocorrem em áreas que já foram devastadas, e que em alguns casos são provocados pelas populações nativas.

“Tem coisa por fazer? Tem, mas não é esse trauma todo. Deixo bem claro, 90% desses focos de calor são em áreas desmatadas, não é novo incêndio não. [Outros] 5% são em terras indígenas”, afirmou.