Mais

    Barroso diz que redes sociais fizeram surgir “traficantes de notícias falsas”

    O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o crescimento das redes sociais fizeram surgir “traficantes de notícias falsas” que se apresentam como “jornalistas”. A declaração foi dada em em um artigo publicado no blog IberICONnect, da Revista Internacional de Direito Constitucional.

    O magistrado também comentou sobre o artigo em sua própria rede social, onde acabou despertando algumas críticas por parte de alguns seguidores. “O blog IberICONnect, da Revista Internacional de Direito Constitucional, publicou hoje um curto artigo meu sobre mídias sociais, democracia e enfrentamento à desinformação. Em todo o mundo, esse é um tema a exigir reflexão”, afirmou o ministro.

    Em seu artigo, Barroso voltou a entrar no mérito do debate sobre o que seria a disseminação de “ódio” e “fake news”. Ele também utilizou outras figuras pejorativas para se referir a alguns conteúdos difundidos nas mídias sociais, como “demônios” e “terroristas verbais”.

    “A revolução digital e a ascensão das mídias sociais permitiram o aparecimento de verdadeiras milícias digitais, terroristas verbais que disseminam o ódio, mentiras, teorias conspiratórias e ataques à democracia”, disparou o ministro do STF.

    Também no mesmo artigo, Barroso classifica as manifestações populares que pediram o impeachment de alguns ministros do STF como um “atraso” que “rondou nossas vidas ameaçadoramente”, segundo o magistrado.

    “Pedidos de intervenção das Forças Armadas no processo político, manifestações no dia 7 de setembro de 2021, com convocações ameaçadoras e intimidatórias contra as instituições e incitação à insubordinação das Polícias Militares, ameaças de invasão e fechamento do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e de descumprimento de decisões judiciais, desfile de tanques na Praça dos Três Poderes, pedido de impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal. O atraso rondou nossas vidas ameaçadoramente”, declarou o ministro.

    Seguidores do magistrado, no entanto, criticaram o posicionamento do juiz. “Ministro, com todo respeito, o sr tem uma visão completamente deturpada da realidade. As redes sociais vieram dar voz ao povo e outra, quem é q decide o q é ou não é fake news? O sr quer criar um Ministério da Verdade? O sr precisa começar a aceitar visões diferentes de mundo [sic]”, comentou um seguidor.

    “Os ‘democráticos’ do STF que querem sempre impor o que eles acham que você pode escrever, falar ou ouvir, decidindo sempre o que é melhor para você. É muita democracia e preocupação com a mesma. Pode acreditar, abiguinho”, ironizou outro internauta.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close