Mais

    Associação Nacional de Militares diz que PMs obedecerão o Exército se houver ruptura

    Conforme se aproxima o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, parece cada vez maior o número de pessoas e entidades que expressam apoio às manifestações previstas para ocorrerem em várias cidades do Brasil, especialmente na Avenida Paulista, em São Paulo, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

    Na segunda-feira (23/08) foi a vez da Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil (AmeBrasil) divulgar uma nota que, na prática, significa um apoio indireto ao ato do dia 7. A entidade não se colocou de forma partidária, mas deixou evidente o tom crítico contra a reação de alguns governadores ao movimento, destacando que não se sujeitará “ao referendo de nenhum” deles.

    O documento também parece uma resposta ao que alguns governadores oposicionistas insinuaram sobre um possível uso da Polícia Militar contra uma eventual “ruptura” promovida pelo Governo Federal.

    Na nota, a AmeBrasil deixa claro que as polícias militares (PMs) seguirão o Exército no caso de “defesa interna ou de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa)”, ressaltando que compete às polícias militares “a segurança e a ordem pública, conforme mandamento da Constituição Federal, no seu artigo 144”, e que, “no caso de ruptura institucional”, servirão “como força auxiliar e reserva do Exército”.

    “Nosso laço institucional na defesa da pátria com a força terrestre brasileira (Exército) é indissolúvel e não está sujeito ao referendo de nenhum governador, partido político ou qualquer outra ideologia que não seja a proteção da pátria, da segurança e da soberania”, diz o documento.

    Em 2019, a entidade já havia se posicionado criticamente em relação ao governador João Doria, que na ocasião se referiu a alguns militares aposentados como “vagabundos”. Assista abaixo:

    Leia também:

    Michelle Bolsonaro ‘dispara’ e lidera disputa pelo Senado no DF

    Levantamento da Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira...

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Pablo Marçal promete atacar Lula para dar suporte a Flávio: “Segura firme”

    Apesar de estar inelegível, o empresário e influenciador Pablo...

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Posts da semana

    close