15.5 C
Brasília
Sábado, 2 Julho, 2022

Advogada suspeita de “manobra do STF” para tornar Daniel Silveira inelegível

A advogada e jornalista Flavia Ferronato, Coordenadora do Movimento Advogados do Brasil e Associação Mães do Brasil, utilizou a sua rede social nesta quarta-feira (13) para fazer uma especulação envolvendo o deputado federal Daniel Silveira, que vem sendo alvo de punições restritivas por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ferronato parece ter feito referência a uma matéria do jornalista Ricardo Noblat, onde o mesmo diz que a “condenação de Daniel Silveira é dada como certa dentro do STF”, em um texto publicado no portal Metrópole. O conteúdo também diz que o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do parlamentar.

O plenário do STF deverá julgar Daniel Silveira no próximo dia 20. Se condenado, o deputado ficará inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, não podendo se candidatar ao Senado Federal, como é a sua intenção este ano.

“Gostaria de perguntar aos jornalistas que estão falando que Bolsonaro está interferindo no STF para que Daniel Silveira não fique inelegível: por quais crimes que Daniel responde que o deixaria inelegível?”, questionou Ferronato. “Ou vocês estão sabendo de alguma manobra do STF?”

Não é a primeira vez em que um jornalista fala sobre a suposta intenção do STF de tornar Silveira inelegível. Guilherme Amado, também no Metrópoles, já disse que a única dúvida quanto a isso é “sobre como decidirão são Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro”.

“A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação”, disse Amado em outra matéria. Quanto a Bolsonaro, o presidente realmente já saiu em defesa do deputado, ao menos discursivamente.

“Não podemos aceitar o que vem acontecendo passivamente. Ele (Daniel Silveira) pode ser preso? Deixa para lá. Pode ter os bens retidos? Deixa para lá. Vai chegar em você”, disse Bolsonaro em uma cerimônia no Planalto, em 31 passado. “Alguns me pedem calma, que espere o momento oportuno. Calma é o c*****. É muito fácil dizer para o Daniel Silveira: ‘cuida da tua vida’. Não vou falar isso”.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: