Mais

    Comandante do Exército diz que o STF está certo: “Não há poder moderador no Brasil”

    O comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de uma ação que pediu a definição dos limites de atuação das Forças Armadas no país. Por maioria dos votos, os ministros decidiram que não existe “poder moderador” no Brasil.

    Tomás Paiva disse à rede CNN que o entendimento dos magistrados já era esperado. “Totalmente certo! Não há novidade para nós”, disse ele ao se referir à decisão. “Quem interpreta a Constituição em última instância é o STF, e isso já estava consolidado como entendimento. Não existe poder moderador no Brasil”.

    O julgamento dos magistrados se deu com base na interpretação do Artigo 142 da Constituição Federal, que define as Forças Armadas “constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República”.

    O texto continua, dizendo que as Forças “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” A divergência na interpretação do Artigo, entre alguns juristas, está justamente nessa parte final do dispositivo.

    O jurista Ives Gandra Martins, por exemplo, considerado um dos melhores do mundo, entende que o dispositivo permite que os “poderes constitucionais” possam, “por iniciativa de qualquer destes”, acionar as Forças Armadas para o estabelecimento da “lei e da ordem” em caso de necessidade, desde que de forma pontual e limitada a um objetivo.

    Ao votar a matéria, o ministro Luiz Fux, do STF, expressou entendimento contrário, dizendo que “a Constituição proclama, logo em seu artigo 1º, que o Brasil é um Estado Democrático de Direito, no âmbito do qual todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição”.

    Leia também:

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Posts da semana

    close