Mais

    Barroso diz que a democracia está sendo atacada pelo “populismo e autoritarismo”

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, gravou um vídeo em nome da corte para ressaltar algumas características do regime democrático, bem como apontar o que para ele são riscos e ataques a esse modelo, como o “populismo” e o “autoritarismo”.

    “A democracia é considerada o melhor regime de governo mas não necessariamente o mais fácil. Porque democracia envolve pluralismo, que é diversidade de visões de mundo, e consequentemente respeito às visões contrárias”, diz Barroso na gravação.

    “Não é o regime do consenso. Mas aquele em que a divergência é absorvida de maneira institucional e civilizada”, completa o ministro, destacando ao final o que considera ataques à democracia, mas sem dar definições objetivas acerca dos conceitos por ele apresentados, como por exemplo o que seria “extremismo”.

    “No mundo de hoje, ela se encontra sob ataque em razão de disfunções como o populismo, o extremismo e o autoritarismo. Sua preservação depende de instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre. A democracia depende de cada um de nós”, disse ele.

    O vídeo com a gravação de Barroso foi postado na conta oficial do próprio ministro no Twitter, provocando algumas reações. A coordenadora do Movimento Advogados pelo Brasil, Flavia Ferronato, lembrou que uma das características do regime democrático é a preservação da liberdade de expressão, sugerindo que isso estaria em risco no Brasil.

    “Prezado ministro, liberdade de expressão não é mais direito fundamental? Transparência também não? Acho que cochilei e perdi essa alteração da Constituição e do Pacto de San Jose da Costa Rica”, postou a advogada. Assista o vídeo, abaixo:

    Leia também:

    Alerta: governo Lula reconhece risco de ação militar dos EUA no Brasil devido ao PCC

    O Ministério das Relações Exteriores admitiu, em documento oficial...

    Flávio alfineta Lula, após derrota: “Perdemos Copa, mas vamos ganhar o Brasil!”

    O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da...

    PF encontra mensagens em que Vorcaro cita Jaques Wagner como intermediário de Lula

    A Polícia Federal identificou, em conversas extraídas do celular...

    Flávio apresenta plano nacional de segurança com presídios inspirados em El Salvador

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, divulgou...

    Flávio comenta operação contra líder de Lula: “PT da Bahia foi implodido pela PF”

    O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta...

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Posts da semana

    close