Mais

    Governo vai processar o Estadão por matéria sobre suposto “orçamento secreto”

    Onyx Lorenzoni, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, expressou na última terça-feira (11) seu descontentamento quanto a uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, na qual o mesmo “revelava” a existência de um “orçamento secreto” do Governo Bolsonaro.

    Segundo o ministro, a atitude do jornal foi irresponsável e declarou durante uma entrevista à Radio Bandeirantes que estará processando o jornalista responsável pela matéria. “Primeiro, é a irresponsabilidade do Estadão e falta de vergonha na cara de quem escreveu a matéria. E vai tomar processo”, afirmou Lorenzoni.

    A matéria que gerou a polêmica trata de recursos de emendas parlamentares destinadas à aquisição de implementos agrícolas e de tratores supostamente “superfaturados”. A soma total destinada ao uso em obras públicas e projetos de cooperativas da agricultura familiar seria de R$ 3 bilhões.

    Ao prosseguir com suas críticas ao jornal, Onyx Lorenzoni também chamou o mesmo de “criminoso”, afirmando que se trata de um “jornal sujo”.

    “Essa pecha não vai colar, e o Estadão vai pagar caro na Justiça, onde vai ser feita justiça pela irresponsabilidade daqueles que muitas vezes falam e outros repercutem para tentar lacrar. Isso que o Estadão fez é criminoso. É um jornal sujo, criminoso”, pontuou.

    Ao prosseguir, o ministro explicou a respeito do tipo de emendas que foram recebidas pelos membros do Congresso, as chamadas RP9.

    “O RP9 é uma criação da Comissão do Orçamento em 2019 pelo parlamento brasileiro, que outorga ao relator do Orçamento uma parcela do Orçamento brasileiro para livre destinação deste relator para atender aos interesses do Congresso Nacional. Isso é o RP9 […] O presidente Bolsonaro vetou 100% do RP9. O Congresso Nacional derrubou o veto. A partir daí, começou a execução do RP9. O RP9 no ano passado foi algo em torno de R$ 20 e tantos bilhões”, finalizou.

    https://twitter.com/onyxlorenzoni/status/1392125879040544768?s=20

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close