19.5 C
Brasília
6 Setembro, 2025
Mais

    Governo Bolsonaro é “contra a democracia”, dizem 152 líderes católicos em carta

    Um grupo de de 152 bispos, arcebispos e bispos eméritos do Brasil divulgaram uma carta onde fazem uma série de críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro, entre elas a de supostamente apoiar atos “contra a democracia”.

    A carta deveria ter sido publicada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no dia 22 passado, mas segundo a Folha de S. Paulo o Conselho Permanente da entidade suspendeu a sua publicação para uma análise posterior.

    “Assistimos, sistematicamente, a discursos anticientíficos, que tentam naturalizar ou normalizar o flagelo dos milhares de mortes pela COVID-19, tratando-o como fruto do acaso ou do castigo divino, o caos socioeconômico que se avizinha, com o desemprego e a carestia que são projetados para os próximos meses, e os conchavos políticos que visam à manutenção do poder a qualquer preço”, dizem os líderes católicos.

    No documento, os líderes católicos também abordam questões de natureza econômica, criticando até mesmo a Reforma da Previdência, chamada de “armadilha” para os mais pobres.

    O viés ideológico associado à Teologia da Libertação, vertente católica ligada ao pensamento socialista que tem influenciado fortemente a Igreja Católica, especialmente através da figura do Papa Francisco, fica expresso nitidamente na carta.

    “As reformas trabalhista e previdenciária, tidas como para melhorarem a vida dos mais pobres, mostraram-se como armadilhas que precarizaram ainda mais a vida do povo. É verdade que o Brasil necessita de medidas e reformas sérias, mas não como as que foram feitas, cujos resultados pioraram a vida dos pobres, desprotegeram vulneráveis, liberaram o uso de agrotóxicos antes proibidos, afrouxaram o controle de desmatamentos e, por isso, não favoreceram o bem comum e a paz social”, diz a carta.

    “Convivemos, assim, com a incapacidade e a incompetência do Governo Federal, para coordenar suas ações, agravadas pelo fato de ele se colocar contra a ciência, contra estados e municípios, contra poderes da República; por se aproximar do totalitarismo e utilizar de expedientes condenáveis, como o apoio e o estímulo a atos contra a democracia”, afirma o documento.

    Leia também:

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Poder Supremo? Ministros do STF já avisam que vão derrubar projeto de anistia

    Em análise à proposta de anistia relacionada aos eventos...

    Líderes evangélicos fazem mobilização em massa para o 7 de setembro: ‘Reaja Brasil’

    Líderes evangélicos das mais diferentes denominações do Brasil passaram...

    Se condenado, Bolsonaro poderá perder a patente de capitão do Exército

    A eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de...

    Eduardo diz que Moraes tem vida incompatível com a renda: “Ele tem uma outra fonte”

    Em entrevista ao programa Contexto Metrópoles, transmitido na tarde...

    “Se pudessem, me fuzilariam”, diz Nikolas após pedido de prisão feito por petista

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) emitiu uma declaração...

    Com baixo orçamento, Força Aérea paralisa 40 aviões e afasta137 pilotos

    O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, passou a...

    Bolsonaro chora durante visita e preocupa aliados: “Estão enterrando ele vivo”

    O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu a visita do vice-prefeito...

    Preocupante: mais de 600 militares da Marinha pediram baixa só este ano

    Dados internos da Marinha do Brasil obtidos pela Revista...

    Crise diplomática de Lula com os EUA já afeta as Forças Armadas, avalia Waack

    O Governo Federal cancelou o exercício militar conjunto "Operação...

    Em meio à grave crise, comandante do Exército diz que “espada não tem partido”

    O comandante do Exército, general Tomás Paiva, reafirmou, durante...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close