O presidente americano Donald Trump voltou a citar o ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma entrevista no salão oval da Casa Branca, nesta quarta-feira (16), quando comentava sobre os acordos dos Estados Unidos na imposição de taxas de importação sobre produtos estrangeiros.
“O que estão fazendo com ele (Bolsonaro) é vergonhoso… horrível”, disse Trump, reafirmando que o ex-presidente do Brasil é “honesto” e “lutou muito pelo povo do Brasil”, e que o conhece bem.
A fala de Trump confirma que a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros se deve à motivação política.
Na terça-feira (15), o presidente dos EUA já havia criticado a ação penal contra Bolsonaro, mas afirmou que não é amigo do ex-presidente, mas sim que o conhece enquanto líder político.
“Eu acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo. Não é que… olha, ele não é como um amigo meu, ele é alguém que eu conheço. E eu o conheço como um representante de milhões de pessoas. Os brasileiros são ótimas pessoas”, destacou o republicano. Assista:
Trump cita Bolsonaro pelo 2º dia seguido e diz que tarifas ao Brasil são por tratamento dado ao ex-presidente.
“Ele (Bolsonaro) lutou muito pelo povo do Brasil”, afirmou o presidente dos EUA no Salão Oval da Casa Branca nesta quarta-feira (16/7).
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/3315QuerlK
— Metrópoles (@Metropoles) July 16, 2025