Mais

    Venezuela sobe o tom e ameaça tomar “medidas necessárias” contra o Brasil

    Aumentando ainda mais o tom contra a administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo de Nicolás Maduro ameaçou tomar as “medidas necessárias” contra o Brasil após o veto à Venezuela no Brics e as recentes manifestações de Celso Amorim. A declaração foi publicada nesta quarta-feira (30/10), pelo Ministério das Relações Exteriores venezuelano.

    “Foi expressado que a Venezuela reserva-se, no marco de sua política exterior, o direito de tomar as ações necessárias em resposta à essa postura, que compromete a colaboração e o trabalho conjunto desenvolvidos até então em todos os espaços multilaterais”, disse um trecho do comunicado.

    O aviso, em tom de ameaça, surgiu após o regime chavista convocar o encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Caracas, Breno Hermann, para manifestar “o mais firme repúdio” a declarações recentes de autoridades brasileiras. Além disso, o embaixador venezuelano em Brasília, Manuel Vadell, foi chamado de volta para casa.

    Na diplomacia, a convocação de um embaixador para retornar ao seu país de origem é vista como uma forma de retaliação e diminuição na cooperação entre duas nações.

    O assessor especial de Lula para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi citado no comunicado e taxado de “mensageiro do imperialismo norte-americano”. O ataque contra o diplomata braço direito do líder brasileiro surge após o ex-chanceler participar da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (29/10).

    Durante o encontro com parlamentares brasileiros, Amorim comentou sobre a Venezuela, revelou a existência de um “mal-estar” entre os dois países e explicou as razões que levaram o Brasil a vetar no Brics o país comandado por Maduro.

    De acordo com o diplomata aposentado, o Brasil entende que novos membros do Brics necessitam ter “influência e possam ajudar a representar a região”, coisas que o governo Lula não enxerga na atual Venezuela. Fonte: Metrópoles

    Leia também:

    Bolsonaro apresenta ‘piora clínica’ e condição de saúde já preocupa apoiadores

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma "piora clínica"...

    Quatro Agências dos EUA avaliam sanções ao ministro Alexandre de Moraes

    Quatro órgãos do governo dos Estados Unidos estão analisando...

    Nikolas desabafa: ‘Fecha o Congresso e entrega logo um trono pro Moraes’

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

    Constantino sobre Bolsonaro: ‘O sistema tem pressa em prendê-lo antes das eleições’

    Em entrevista ao Pleno.News na segunda-feira (31), o analista político...

    Malafaia manda recado ao STF: “Estão provocando uma revolta popular”

    Na quarta-feira (2), o pastor Silas Malafaia, organizador de...

    Jornalista da Globo admite que a esquerda “não consegue mais mobilizar” o povo

    A jornalista Andréia Sadi destacou, nesta terça-feira (1°), durante o programa Estúdio...

    Israel alerta o Brasil sobre ligação do PCC com o grupo terrorista Hezbollah

    Um documento obtido com exclusividade pelo Jornal da RECORD revela que...

    Moraes pede que a PGR se posicione sobre a eventual prisão de Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

    Reprovação de Lula dispara e alcança 56%, incluindo o Nordeste, aponta pesquisa

    Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4),...

    Michelle Bolsonaro e lideranças convocam ato pela ‘anistia’ na Avenida Paulista

    Na terça-feira (1º), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close