Mais
    Mais

      Comissão do Congresso aprova PEC que limita poderes de ministros do STF

      A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9/10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que veda decisões monocráticas (individuais) para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos demais tribunais superiores.

      Foram 39 votos favoráveis e 18 contrários. Agora, a proposta segue para uma comissão especial, que ainda será criada. Não há data para a instalação dessa comissão.

      A proposta proíbe que decisões individuais de ministros suspendam leis ou atos do presidente da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

      A única exceção para a ocorrência de decisões individuais seria durante o recesso judiciário, em casos de “grande urgência ou risco de dano irreparável”. Nessa conjuntura, depois de retomar suas atividades, o colegiado teria o prazo de 30 dias para julgar a decisão.

      Segundo o projeto aprovado, processos no STF que pleiteiem a suspensão da tramitação de propostas legislativas que possam afetar políticas públicas ou criar despesas para qualquer Poder não podem ser decididos individualmente. Nesses casos, seria necessária uma decisão colegiada.

      De autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o texto foi aprovado pelo Senado em novembro de 2023 e, desde então, não avançava na Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), destravou a tramitação da PEC após o ministro do STF, Flávio Dino, suspender o repasse das emendas parlamentares. Apesar de Legislativo, Executivo e Judiciário chegarem a um acordo sobre o tema, a pauta avançou na CCJ. Fonte: Metrópoles

      Leia também:

      ‘Vou morrer na cadeia’, diz Bolsonaro ao falar de possíveis 40 anos de prisão

      Em entrevista ao canal AuriVerde Brasil nesta sexta-feira (16), o ex-presidente...

      Nikolas protocola pedido de impeachment contra Flávio Dino: ‘Interferiu na política’

      O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou nesta quinta-feira...

      Bolsonaro prepara vídeo sobre fraudes no INSS para campanha contra o PT

      Na última terça-feira (13), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

      Bolsonaro apresenta ‘piora clínica’ e condição de saúde já preocupa apoiadores

      O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma "piora clínica"...

      Quatro Agências dos EUA avaliam sanções ao ministro Alexandre de Moraes

      Quatro órgãos do governo dos Estados Unidos estão analisando...

      Nikolas desabafa: ‘Fecha o Congresso e entrega logo um trono pro Moraes’

      O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

      Constantino sobre Bolsonaro: ‘O sistema tem pressa em prendê-lo antes das eleições’

      Em entrevista ao Pleno.News na segunda-feira (31), o analista político...

      Malafaia manda recado ao STF: “Estão provocando uma revolta popular”

      Na quarta-feira (2), o pastor Silas Malafaia, organizador de...

      Jornalista da Globo admite que a esquerda “não consegue mais mobilizar” o povo

      A jornalista Andréia Sadi destacou, nesta terça-feira (1°), durante o programa Estúdio...

      Posts da semana

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui

      close
      close