Mais

    Governo do DF “libera” cultos e missas, mas apenas com fiéis dentro dos carros

    Cultos, missas e rituais de qualquer natureza religiosa estão liberados de acordo com o novo decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha  e publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Distrito Federal da última sexta-feira (24). Mas com uma condição: os fiéis e participantes deverão assistir aos eventos dentro do carro.

    No mesmo texto, o governador também determina que os donos de veículos que participarem de cultos, missas e rituais religiosos deverão respeitar a distância mínima do carro ao lado, que deve ser de dois metros.

    A liberação ocorre justamente 45 dias após o primeiro decreto que proibia a reunião de público em templos religiosos ou eventos da mesma natureza.

    No decreto (40.659), o governador também permitiu a reabertura de armarinhos e lojas de tecido e do Cine Drive-in. Neste último caso, os cinéfilos frequentadores do cinema ao ar livre, espaço tradicional brasiliense, também deverão respeitar a distância de dois metros entre um carro e outro.

    Comentário:

    Está claro que o decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha não significa, na prática, a liberação dessas atividades. Melhor seria não ter assinado decreto algum neste sentido.

    A maioria da população, incluindo a de Brasília, frequenta cerimônias religiosas em bairros onde não há a necessidade de deslocamento veicular. São bairros da periferia, onde dezenas e centenas de templos das mais diversas denominações se espalham.

    Para esse público, cultuar dentro de um veículo não é uma realidade, até porque automóveis de terceiros também não podem ser utilizados, já que a ideia é evitar o contato social.

    Leia também:

    Se não fosse ministro, “Moraes sofreria buscas e seria preso”, diz Deltan Dallagnol

    O ex-procurador nacional da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Preso em nova fase do caso Vorcaro/Master tenta “suicídio” na prisão, diz PF em nota

    O apelido "Sicário", originário do latim Sicarius – que designava...

    Mendonça enquadra a PGR ao mandar prender Vorcaro: “Colocaria vidas em risco”

    O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

    URGENTE: André Mendonça manda prender Vorcaro, do Master, por novas suspeitas

    A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (4),...

    Guerra contra o Irã se intensifica, já envolve 11 países e deixa o mundo em alerta

    A conflagração envolvendo Estados Unidos, Irã e Israel atingiu...

    Em carta, Bolsonaro faz apelo por união da direita e lamenta críticas contra Michelle

    Em mensagem manuscrita divulgada neste domingo (1º), o ex-presidente...

    Posts da semana