31.5 C
Brasília
13 Setembro, 2025
Mais

    GRAVE: Lula é acusado de tentar interferir na eleição da Argentina com US$ 1 bilhão

    O jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria exclusiva, onde foi apontado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria tentando interferir na eleição presidencial da Argentina, a fim de impedir a vitória do líder conservador Javier Milei.

    “Lula tenta interferir na eleição argentina, articulando um empréstimo bilionário para reduzir o desgaste do governo aliado e impedir a vitória dos rivais. É o mesmo Lula que alega respeito à ‘autodeterminação dos povos’ para se calar sobre as arbitrariedades de ditaduras amigas”, comentou o jornalista Felipe Moura Brasil.

    De acordo com a matéria da jornalista Vera Rosa, Lula “pediu a Tebet para autorizar financiamento do CAF; com o dinheiro, o ministro Sergio Massa, candidato à Casa Rosada, conseguiu novo acordo para liberar recursos do FMI”.

    Ou seja, o objetivo seria fazer com que a liberação do dinheiro público brasileiro possa reduzir o rombo financeiro do atual governo argentino, mascarando a situação para os eleitores, o que, em tese, ajudaria a frear as críticas do seu maior rival, Javier Milei.

    Milei, por sua vez, lidera as pesquisas para a presidência argentina e já deixou claro mais de uma vez, que não manterá relações com Lula, assim como com nenhum outro líder “socialista”.

    “Com participação de 37,3% no capital do CAF, batizado em seu nascimento como Comunidade Andina de Fomento, o Brasil tem o maior peso e influência nas decisões do banco”, explica Rosa em sua matéria para o Estadão.

    “Em situação econômica dramática, com inflação de mais de 100% ao ano e sem dólares na praça, a Argentina necessitava do empréstimo-ponte para o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberar um desembolso de US$ 7,5 bilhões”, completou.

    Críticos do governo, agora, estão acusando Lula de tentar interferir numa eleição externa, o que seria violação da soberania nacional argentina. Confira:

    https://twitter.com/Estadao/status/1709362697572344228/photo/1

    Leia também:

    Condenado, Bolsonaro poderá perder a patente e ser expulso do Exército pelo STM

    O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi condenado...

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close