Mais

    PF faz nova operação contra alvos do 8 de janeiro e é criticada: ‘Vergonhosa’

    A Polícia Federal deflagrou mais uma fase da chamada Operação Lesa Pátria, que tem por objetivo apurar os atos de 8 de janeiro. Dessa vez, os agentes alegam que desejam “identificar pessoas que financiaram e fomentaram”, os atos que resultaram em invasão à sede dos Três Poderes.

    Estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais

    Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

    Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

    As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas, informou o site oficial da PF.

    Críticas

    Por meio das redes sociais, muitos internautas criticaram a operação, com alguns dizendo-se envergonhados. “A que ponto chegou a nossa briosa polícia federal. Era a única instituição que dávamos credibilidade. Fazer o que, né! É só esperar ver o declínio e a destruição por ser própria”, escreveu um seguidor da PF no Twitter.

    “Distração pura. Prender um bando de velho gá, gá que tinha chance zero de dar um golpe é pura cortina de fumaça e desperdício do dinheiro público. A galera que foi presa na lava jato, esses sim lesando a pátria, já foram todos soltos, alguns até estão de volta a cena do crime”, reagiu outro seguidor.

    “Vergonhosa atuação da PF. De prisão de corruptos no passado, à prisão de manifestantes”, disparou mais um internauta, também no Twitter. Confira:

    https://twitter.com/policiafederal/status/1699011799922725219

    Leia também:

    Se não fosse ministro, “Moraes sofreria buscas e seria preso”, diz Deltan Dallagnol

    O ex-procurador nacional da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Preso em nova fase do caso Vorcaro/Master tenta “suicídio” na prisão, diz PF em nota

    O apelido "Sicário", originário do latim Sicarius – que designava...

    Mendonça enquadra a PGR ao mandar prender Vorcaro: “Colocaria vidas em risco”

    O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

    URGENTE: André Mendonça manda prender Vorcaro, do Master, por novas suspeitas

    A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (4),...

    Posts da semana