Mais

    Ministro vota em favor de Bolsonaro no TSE e defende “direito fundamental à dúvida”

    O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acabou de votar pela absolvição do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro da acusação de abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2022, livrando-o da inelegibilidade por oito anos.

    A acusação principal contra Bolsonaro é de que ele teria atacado o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores de vários países em julho do ano passado. Araújo, contudo, defendeu que “em uma democracia, não há de ter limites o direito fundamental à dúvida, curiosidade e desconfiança”.

    O ministro também rejeitou a inclusão da chamada “minuta do golpe”, encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres, no processo contra Bolsonaro. Segundo Araújo, não há qualquer correlação entre a reunião com embaixadores e o documento obtido durante a operação da Polícia Federal este ano.

    “Constata-se não se ter obtido, nem por via oblíqua, qualquer indício de que a minuta guarde relação de pertinência com o evento impugnado”, disse o magistrado, que chegou a ser interrompido pela ministra Carmem Lúcia durante o seu voto.

    Para ficar livre da condenação, no entanto, Bolsonaro precisará da maioria dos votos dos ministros do TSE. Até o momento, apenas o relator, ministro Benedito Gonçalves, que votou contra o ex-presidente, e Raul Araújo, apresentaram os seus votos, ficando o placar em 1 x 1. Assista o trecho do voto, abaixo:

    Leia também:

    Supremo Tribunal Militar vai julgar expulsão de Bolsonaro e generais das Forças Armadas

    O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu formalmente nesta terça-feira...

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana