Mais

    Lula anuncia ex-prefeita de Olinda condenada por improbidade para a pasta da Ciência

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou instantes atrás a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, para assumir o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, pasta que antes era comandada pelo ex-ministro Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a pisar na Lula.

    Luciana Santos nasceu em Recife, Pernambuco, em 1965, e é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade Federal do estado, e atualmente também é presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do qual é filiada desde 1987.

    A gestão de Luciana em Olinda foi uma das mais criticadas pelos olindenses, seguida do ex-prefeito Renildo Calheiros. Em 2019, segundo informações do G1, a ex-prefeita e na época vice-governadora de Pernambuco foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por improbidade administrativa.

    Em abril de 2015, segundo o Jornal do Comércio, o Supremo Tribunal Federal (STF) também já havia aberto um inquérito para investigar Luciana e Renildo pelo suposto recebimento de repasses ilegais feitos pelo Ministério do Esporte. Na época ela era deputada federal.

    “De acordo com o despacho, o inquérito penal foi instaurado para apurar suposta prática de delitos contra a administração pública por Luciana Barbosa de Oliveira Santos e Renildo Calheiros, enquanto prefeitos”, diz o jornal.

    Em novembro já deste ano (2022), a vereadora Dete Silva, que é do mesmo partido de Luciana, o PCdoB, chegou a responsabilizar a futura ministra da Ciência e Tecnologia, que está em exercício no governo de Pernambuco, pelo caos vivenciado na saúde do estado.

    “Luciana, faço um apelo urgente a você. As pessoas aqui estão morrendo, precisando de socorro. E você foi eleita para resolver isso. Cadê o secretário de Saúde, que até agora não tomou providência? Eu acredito que você assiste televisão. Secretário, faça alguma coisa”, disse ela ao criticar a situação do Hospital Otávio de Freitas, informou a Folha PE.

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana