Mais

    Troca-troca: Lira oferece a Lula 150 votos para a ‘PEC do Rombo’, em troca da Saúde

    De acordo com informações publicadas pelo jornalista Teles Faria, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já teria oferecido à equipe de transição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cerca de 150 votos de parlamentares, em prol da “PEC do Rombo”.

    PEC do Rombo, da “gastança”, do “teto de gastos” ou da “bolsa família”, estes são alguns apelidos dados nos últimos dias ao Projeto de Emenda Constitucional que a equipe de transição de Lula tenta aprovar, com o objetivo de viabilizar um orçamento adicional (fora do limite orçamentário atual) de quase R$ 200 bilhões.

    A proposta já passou pelo Senado, restando agora ser votada na Câmara. Se isso ocorrer, dependerá da sansão presidencial. Quanto a Lira, segundo Teles, o deputado “resolveu oferecer ao futuro governo uma nova fórmula para aprovação da PEC”.

    “Ele garantiria o voto a favor do texto de um grupo que chamou de ‘consórcio de deputados’. Seriam cerca de 150 integrantes do seu partido, o PP, do União Brasil, PSDB e Cidadania, entre outras legendas”, informa o jornalista.

    Se isso ocorrer, a perspectiva é que a soma dos 150 votos com outros oriundos de partidos que também ganharão ministérios, será suficiente para aprovar a PEC. Em troca, Lira teria em suas mãos o poder de decisão sobre o futuro do Ministério da Saúde. Até então, a cotada para assumir o cargo é Nísia Trindade Lima, atual presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana