Mais

    Ministro do STF diz que é preciso despolitizar “um pouco” o Judiciário

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, participou no último sábado do Fórum Esfera Brasil, um evento com empresários realizado em Guarujá, litoral paulista. Na ocasião, ele teceu comentários abordando o que considera necessário para a “pacificação” do Brasil.

    “Em primeiro lugar, acho que a grande tarefa que cabe a todos nós é pacificar o país”, declarou o magistrado, argumentando que o cenário de disputa ideológica no país ficou acirrado com a campanha desse ano.

    Lewandowski sustentou que é preciso “superar a polarização que nós vivemos nos últimos anos, exacerbada pela campanha eleitoral, pelo período eleitoral, e também pelas mensagens de ódio e das fake news. Nós temos que deixar isso para trás e vivermos o novo momento”, declarou.

    Em outra ocasião, o magistrado admitiu que o Judiciário foi politizado. Essa, por sinal, tem sido uma das principais críticas por parte dos apoiadores do governo Bolsonaro, inclusive do próprio presidente da República.

    Isso porque, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), a oposição passou a utilizar o STF como uma espécie de instrumento político. O renomado jurista doutor Ives Gandra Martins, por exemplo, reconheceu em diversas ocasiões que alguns ministros passaram a fazer “ativismo judicial”.

    Sobre este assunto, Lewandowski declarou que “é preciso, a meu ver, despolitizar um pouco a jurisdição. É preciso que nem todos os problemas que são próprios da política sejam resolvidos pelo Poder Judiciário”, informou a Folha de S. Paulo. Além disso, o ministro também falou que “o segundo grande desafio que eu vejo é que é preciso restabelecer a harmonia entre os Poderes.”

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana