Eleito para o seu segundo mandato como Senador pelo Espírito Santo, Magno Malta gravou um vídeo para ironizar a oposição ao presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), apontando o que já parece ser o início de um movimento crítico por parte da imprensa com relação à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República.
Malta fez referência às declarações de Lula sobre o teto fiscal, quando o petista desdenhou da sua importância para o país, o que fez o dólar aumentar a bolsa de valores brasileira cair, assim como o risco país saltar mais de 8%, conforme o noticiado pela Tribuna de Brasília.
“Só tem 15 dias [e] já estão com saudade de Bolsonaro?”, questiona Malta ao legendar o vídeo publicado em suas redes sociais, dizendo que é para ter “calma”, visto que “ele ainda é o Presidente!”.
Ao defender a “PEC da Gastança” na semana passada, Lula usou o argumento das políticas sociais para tentar justificar o rombo de quase R$ 200 bilhões no teto de gasto, a fim de poder cumprir as suas promessas de campanha.
“Você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro”, criticou o petista. “Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber. Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência!”, completou.
Para o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central, a intenção de furar o teto fiscal para obter o orçamento pretendido por Lula, no entanto, é algo extremamente perigoso, pois a PEC da Gastança “põe o país a caminho de um tremendo risco inflacionário. Além do mais, a dívida pública cresceria de forma insustentável”, disse ele. Assista:
Só tem 15 dias já estão com saudade de Bolsonaro ? Tenha calama ele aibda é o Presidete! @jairbolsonaro pic.twitter.com/wcc5HTn4Ti
— magno malta (@MagnoMalta) November 20, 2022