O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, fez um balanço sobre as eleições nesta quinta-feira. Na ocasião, o magistrado classificou como criminosas as pessoas que estão protestando contra a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Os eleitores, em maioria massacrante, são democratas. Aceitaram democraticamente o resultado das eleições. Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos”, disse Moraes em sessão do TSE.
No segundo turno da eleição presidencial no último domingo (3), o TSE declarou Lula eleito presidente com 50,9% de votos, contra 49,1% de Bolsonaro. Logo após o resultado, porém, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a protestar, iniciando com caminhoneiros bloqueando vias pelo país.
Ontem, quarta-feira, multidões de pessoas foram para a frente dos quarteis do Exército Brasileiro, pedindo uma “intervenção federal” e “socorro” aos militares. O presidente do TSE, por sua vez, disse que os “movimentos criminosos” serão “combatidos e os responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei”.
De acordo com o ministro, Lula e Geraldo Alckmin (PSB), eleito vice-presidente, serão diplomados até 19 de dezembro e vão tomar posse em 1º de janeiro de 2023.
“Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é estado republicano”, afirmou Moraes. “Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos, antidemocráticos, movimentos criminosos que serão combatidos e responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei”, concluiu, segundo a Folha de S. Paulo.