Mais

    URGENTE: Bolsonaro pede afastamento de Moraes de ação, após gesto polêmico

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 29, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja considerado suspeito para julgar a ação que o impediu de realizar lives no Palácio da Alvorada. A defesa do presidente alega que o gesto de “degola” do magistrado é comprometedor.

    Na terça-feira 27, durante sessão do TSE que analisava o processo sobre Bolsonaro, Moraes fez um gesto de “degola”. O ato foi registrado depois do voto do ministro Carlos Horbach, que deu parecer favorável ao presidente da República. Na quarta-feira 28, o magistrado disse que estava brincando.

    “Foi uma brincadeira com um assessor meu, que estava na plateia e demorou para me passar uma informação”, justificou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “A ministra Maria Claúdia nem tinha começado a votar.”

    No pedido ao TSE, protocolado nesta quinta-feira, Bolsonaro argumenta que o gesto demonstra “animosidade e interesse pessoal em desfavor do então representado, presidente Jair Bolsonaro”.

    Com isso, alega a defesa do chefe do Executivo, Moraes “afastou-se da impositiva imparcialidade judicial, consagrada como uma das bases da garantia do devido processo legal, sujeitando-se à presente arguição”.

    A defesa do presidente argumenta que não houve um pronunciamento de Moraes para esclarecer o gesto, embora lembrem que veículos de comunicação noticiaram que o ministro se referia a um assessor.

    “Tal justificativa não se mostra crível pela ausência de demonstração de elementos objetivos de que o gesto não se relacionava com o julgamento, além de não configurar o posicionamento pessoal e oficial do excepto [Moraes]”, diz a defesa.

    Leia também:

    Ex-comandante da FAB diz que Brasil está vulnerável em caso de guerra: “Luz vermelha”

    O tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, que comandou...

    Pesquisa: esquerdistas que não gostam de Lula estão migrando para Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto Quaest, divulgado na última semana, identificou...

    Parlamentar pretende acionar o MP após Ratinho dizer que Erika Hilton “não é mulher”

    Também transexual, Duda Salabert (PDT-MG) declarou nesta quarta-feira (11)...

    Pesquisa Futura: Flávio dispara e venceria com 48,8% contra 40,5% de Lula no 2° turno

    Levantamento do instituto Futura Inteligência, realizado em parceria com...

    Janaína teme intervenção das forças dos EUA no Brasil: ‘Fomos dominados pelo crime’

    A ex-deputada estadual Janaína Paschoal, atualmente vereadora de São...

    Posts da semana

    close