18.1 C
Brasília
14 Junho, 2025
Mais

    Críticas às urnas visam “manipular a opinião pública”, diz presidente do TSE

    O ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegou que o desejo por parte dos críticos das urnas eletrônicas, de querer alterar o sistema atual por outro, como seria o voto impresso, vista “manipular a opinião pública” com base em “acusações de fraudes vazias”.

    A declaração de Fachin foi dada em um texto que será publicado em um livro na próxima semana, o qual tratará sobre as “Liberdades”. Leia abaixo a íntegra do trecho escrito pelo presidente do TSE, segundo a Veja:

    “Estudos antropológicos indicam que participar de eleições satisfaz, em nosso subconsciente, uma necessidade básica de todo ser humano: votar renova o sentimento de pertencimento.

    Apesar das eleições provocarem debates acalorados sobre defeitos e qualidades dos candidatos, a longo prazo elas estimulam a harmonia na sociedade. Isso porque, do ponto de vista histórico, realizar eleições periódicas traz a estabilidade de um governo representativo, escolhido por um método justo e racional, que substitui todas as formas de violência na disputa pelo poder.

    Nesse sentido, é questionável a defesa inflamada da troca das urnas eletrônicas por outro método de votação, com base em acusações de fraudes vazias, que só ganham espaço diante das estratégias cada vez mais elaboradas para manipular a opinião pública.

    A liberdade de escolha do eleitor está exatamente na possibilidade de “mudar de opinião e de dirigentes” sem colocar em risco a estabilidade da democracia”.

    Leia também:

    Sob Lula, Brasil atinge a maior taxa de juros do século, informa emissora

    Levantamento realizado pela CNN Brasil com dados oficiais do Banco Central revela que...

    Moraes volta a ser alvo de ação judicial na Justiça dos EUA e tensão se amplia

    A plataforma de vídeos Rumble e a rede social Truth Social, empresa...

    “Podemos até não salvar o Brasil, mas iremos vingá-lo”, diz Eduardo Bolsonaro

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos...

    Michelle faz carta para Lula com alertas: ‘Está arrastando o Brasil para o buraco’

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro escreveu uma carta aberta para...

    Sem dinheiro, FAB prevê paralisar 40 aeronaves e afastar 137 pilotos, diz jornal

    Um documento interno do Departamento de Ciência e Tecnologia...

    Michelle teme pela saúde de Bolslonaro e faz importante pedido ao líder do PL

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro entrou em contato, nesta quarta-feira...

    ‘Lula já não precisa do Congresso, ele governa por meio do STF”, dispara jornalista

    A jornalista e correspondente internacional Karina Michelin fez uma...

    Para general, o Brasil deveria ser uma “potência nuclear” para ter poder de dissuasão

    Conhecido por assumir posições frequentemente polêmicas, o general Paulo...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close