Mais

    Comunismo: China rastreia telefones e vigia mais de 1,4 bilhão de pessoas

    A China está intensificando o uso da tecnologia para vigiar a população. O monitoramento por meio da inteligência artificial está usando os dados para prever crimes e evitar protestos.

    Mais de 1,4 bilhão de pessoas têm telefones e conversas on-line rastreados e são vigiadas constantemente por meio de câmeras da polícia. Os sistemas e softwares espalhados pelo país estão mirando pessoas cujo comportamento ou características são suspeitas, no entendimento das autoridades chinesas, mesmo que não tenham feito nada de errado.

    Os dados coletados por esses equipamentos são analisados pelo governo do Partido Comunista Chinês, com o objetivo de encontrar padrões que indiquem algum risco ao regime do país.

    Ainda que em grande parte não tenham tido a existência confirmada, as novas tecnologias chinesas, detalhadas em contratos de aquisição e outros documentos analisados pelo jornal New York Times, ampliam consideravelmente as fronteiras dos controles políticos e sociais — e passam a integrar ainda mais profundamente a vida das pessoas. No mínimo, elas comprovam uma vigilância sufocante e violações de privacidade.

    Os detalhes dessas novas tecnologias de segurança estão descritos em artigos de pesquisa de políticas, patentes de empresas terceirizadas de vigilância, apresentações corporativas e centenas de documentos de aquisição analisados e confirmados pelo jornal.

    Para o governo, a estabilidade social é primordial, e qualquer ameaça a ela deve ser eliminada. As autoridades chinesas não exigem mandados para coletar informações pessoais.

    Em 2020, as autoridades do sul da China negaram o pedido de uma mulher para se mudar para Hong Kong para ficar com seu marido, depois que o software constatou que o casamento era suspeito, informou a polícia local.

    Uma investigação subsequente revelou que os dois não estavam frequentemente no mesmo lugar ao mesmo tempo e não tinham passado o feriado do Festival da Primavera juntos. A polícia concluiu que o casamento tinha sido falso, para obter uma licença de migração. Com: Oeste

    Leia também:

    “Monstro é quem rouba o povo”: Dallagnol rebate ataque de Lula na Globo

    O ex-procurador nacional da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Moro detona entrevista de Lula na Globo: “Transtornado. Rancoroso. Mentiroso!”

    O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) classificou a entrevista...

    Flávio faz convocação para ato em 7 de setembro, na Paulista: “Vem com a gente”

    O senador Flávio Bolsonaro, candidato à presidência nas eleições...

    Michelle Bolsonaro ‘dispara’ e lidera disputa pelo Senado no DF

    Levantamento da Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira...

    Michelle mergulha na campanha de Flávio e aciona principais líderes evangélicos

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou a ativar sua...

    Pablo Marçal promete atacar Lula para dar suporte a Flávio: “Segura firme”

    Apesar de estar inelegível, o empresário e influenciador Pablo...

    Tarcísio defende Flávio sobre tarifaço dos EUA: “Ele não tem nada a ver”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Flávio reforça segurança e passa a utilizar colete à prova de balas: “Não tenho medo”

    A pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à...

    Eduardo diz que Michelle agiu com imaturidade: “Foi um vídeo desnecessário”

    Reescreva o texto abaixo, mantendo-se fiel às informações do...

    Tarcísio critica Lula e defende união da direita em convenção estadual

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Posts da semana

    close