Mais

    Forças Armadas pretendem “exigir”, do TSE, respostas aos questionamentos sobre urnas

    O clima de tensão entre as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua e pode se agravar ainda mais. Isso, porque, em uma reunião ministerial feita com o presidente Jair Bosonaro esta semana, o ministro da Defesa teria dito que as Forças Armas pretendem “exigir” respostas aos questionamentos dos militares sobre as urnas eletrônicas.

    A iniciativa seria uma reação ao que os militares consideram falta de reciprocidade por parte do TSE em relação à contribuição que a equipe de guerra cibernética do Exército vem fazendo, após as Forças Armadas terem sido convidadas para integrar a Comissão de Transparência Eleitoral da Corte, no ano passado.

    “Segundo o general, as Forças Armadas, diante dessa situação, pretendem elaborar um cronograma para ‘exigir’ do TSE as respostas aos seus questionamentos. Se preciso for, convocarão a comissão de transparência do tribunal para prestar os esclarecimentos que consideram necessários”, informou a Veja em matéria exclusiva.

    Ainda segundo a revista, “caso as respostas solicitadas não sejam dadas a tempo e a contento, será feita por conta própria uma auditoria da votação”, neste caso, paralela a do TSE. O Tribunal tem dito que já existe auditoria sobre os votos, e que não há motivo para desconfiança das urnas eletrônicas.

    O presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, assim como os comandantes das Forças Armadas, vêm defendendo a necessidade de maior transparência. O comandante da Marinha, por exemplo, falou esta semana, na Câmara dos Deputados, que é preciso “mais auditoria” nas eleições. Veja tambem:

    Após criticar urnas e o TSE, Ministro da Defesa diz que o artigo 142 “é nosso farol”

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana