28.5 C
Brasília
Sexta-feira, 12 Agosto, 2022

Vídeo: reveja o confronto de Nunes Marques e Fachin por proibição de operações no RJ

Com a recente operação policial realizada no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, onde 18 pessoas foram mortas, internautas resgataram o momento em que os ministros Cassio Nunes Marques e Edson Fachin, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram um atrito ao falar sobre a proibição das operações policiais nos morros cariocas.

Na ocasião ocorrida em fevereiro desse ano, Nunes Marques se baseou em notícias e nos rumores populares para questionar se a decisão tomada por Fachin, em 2020, ao proibir operações policias nos morros, alegando o contexto de pandemia, teria ou não contribuído para o fortalecimento do crime local.

“Faço a indagação, e isso me causa preocupação, das notícias que chegam até nós do que eventualmente pode ter ocorrido neste período em que as operações foram obstadas”, disse Nunes Marques, que no mesmo instante foi interrompido pelo colega: “V. Exa. me desculpe (…), é preciso ter muita cautela para fazer ilações”, disse Fachin.

Nunes então rebateu: “A ilação, nem cheguei a fazer. Mas vou fazer… não temos informações concretas, mas certamente saberemos o futuro. Quando a autoridade policial adentrar essas áreas, saberemos se essas notícias são apenas replicações de notícias de jornais”, disse ele, que completou:

“Não temos elemento que venha a comprovar que existe ou não o fortalecimento das milícias, do crime organizado nessas comunidades em que não houve intervenção das autoridades policiais.”

Na operação feita esta semana no Alemão, dos 18 mortos, 16 são suspeitos de participação no crime. Os demais são o cabo da PM Bruno de Paula Costa, atingido no pescoço, e Letícia Marinho de Sales, moradora baleada dentro do carro. Assista o vídeo, abaixo:

https://twitter.com/soubelemlz/status/1550303489707937794

DESTAQUE
Veja também:
close