Ex-candidato ao Senado Federal pelo Paraná, o deputado federal Paulo Eduardo Martins comentou as manifestações que estão tomando conta do Brasil nesta quarta-feira, em protesto pela eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.
Segundo Martins, os protestos que iniciaram na noite do domingo passado demonstram que a população está bem mais articulada do que na época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, o que significa que Lula enfrentará forte resistência em seu governo.
“Manifestações muito robustas por todo Brasil. Comprova-se o que tenho dito: Lula foi reabilitado político e juridicamente, mas não socialmente. Hoje ele tem apontada para si uma espada social já muito mais temperada do que tinha Dilma em 02/11/2014”, afirmou Martins.
Ainda de acordo com o deputado, pelo visto nas ruas, “a temperatura tende a subir” nas próximas horas ou dias. A manifestação do público ocorre principalmente em frente aos quartéis do Exército Brasileiro. A população pede atuação dos militares.
Na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um pronunciamento, mas não reconheceu explicitamente a sua derrota eleitoral para Lula, apesar de ter autorizado ao seu ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, a iniciar a transição governamental.
Bolsonaro, contudo, defendeu o direito da população de se manifestar pacificamente e dentro da legalidade, sem ferir o direito de terceiros, assim como destacou o “sentimento de indignação e injustiça” diante de como se deu o processo eleitoral no Brasil.
Quartel General em Brasília pic.twitter.com/w3HnNnADna
— André Almeida Araújo (@andrearaujobsb) November 2, 2022