Mais

    Mesmo em dia de protestos, Barroso defende urnas eletrônicas: “Sem volta ao passado”

    O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez uma publicação defendendo o uso das urnas eletrônicas no sistema eleitoral brasileiro neste 7 de setembro, dia em que manifestantes estão indo às ruas de todo o país protestar, entre outros motivos, justamente pela implementação do voto impresso.

    Em sua postagem, Barroso exaltou o uso das urnas ao longo dos anos, destacando que foi através desse sistema que presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro foram eleitos. A postagem, contudo, também soou como uma resposta aos atos que ocorrem no dia de hoje, ao insinuar que a defesa do voto impresso seria um retrocesso para o país.

    “Brasil, uma paixão. Brancos, negros e indígenas. Civis e militares. Liberais, conservadores e progressistas. Desde 88, a vontade do povo: Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro. Eleições livres, limpas e seguras. O amor ao Brasil e à democracia nos une. Sem volta ao passado”, afirmou o ministro.

    Assim como o ministro Alexandre de Moraes, Barroso também tem sido um dos principais alvos das críticas do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Entre os motivos está o que consideram ativismo judicial por parte do magistrado no tocante ao voto impresso, assim como o endosso a decisões consideradas ilegais contra perfis bolsonaristas, tomadas recentemente pelo TSE.

    Na sua publicação, Barroso agregou um vídeo com o Hino Nacional de fundo, mostrando imagens das urnas eletrônicas sendo distribuídas em edições eleitorais passadas. Assista:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close