Mais

    Bolsonaro: ‘Valor do combustível nos postos é 3 vezes mais caro que na refinaria’

    O presidente Jair Bolsonaro comentou na manhã de hoje sobre o aumento vertiginoso dos preços dos combustíveis no Brasil. Segundo o chefe do Executivo, o problema estaria na manutenção dos impostos estaduais, precisamente o ICMS, algo que é de competência dos governos locais.

    “Cresceu a arrecadação de ICMS em cima de uma ganância”, já havia dito Bolsonaro na saída do Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, no domingo (18). Nesta segunda-feira ele voltou a falar do imposto e perguntou aos apoiadores, na saída do Alvorada, se eles sabiam o preço do combustível na refinaria.

    “R$ 1,90”, afirmou Bolsonaro, apontando o preço-médio dos combustíveis repassado aos postos, dizendo em seguida que nos postos, devido ao imposto, o valor chega “três vezes mais caro”.

    Uma matéria publicada pela GaúchaZH ainda em 2018 já havia apontado o que diz atualmente o presidente Bolsonaro. Ao avaliar o preço do combustível na região gaúcha, a mídia apontou a alta carga tributária como a grande vilã para a população, resultando uma diferença na bomba de quase três vezes o valor da refinaria.

    “Ao divulgar a composição média do preço aos consumidores, a companhia [Petrobrás] confirma o que pensam especialistas do setor, mas também abre espaço para muitas dúvidas sobre quem ganha nesse caminho do combustível. O maior vilão desse acréscimo estratosférico seria a carga tributária, que corresponde a cerca de 45% do que se paga hoje no posto, equivalente a R$ 1,963”, diz a reportagem.

    De forma semelhante, Bolsonaro também atribuiu aos governadores a culpa pelo aumento dos preços dos alimentos, dizendo que isso é resultado da política do “fique em casa”, a qual teria sido responsável pelo fechamento de inúmeros estabelecimentos e aumento do desemprego no país. Assista:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close