A deputada federal Carla Zambelli acabou de emitir um comunicado para tratar dos rumores de que ela teria saído do Brasil devido ao suposto risco de ser “presa”. O boato inicial circulou devido a uma publicação de André Janones, articulador da campanha do ex-presidente Lula nas redes sociais.
Zambelli confirmou que saiu do Brasil, mas não por “fuga”. Ela explicou que foi ao exterior tratar com autoridades americanas a questão da liberdade de expressão no Brasil. “Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras!”, afirmou a deputada, lembrando que teve todas as suas redes sociais derrubadas por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A decisão que censurou todos os meus canais de comunicação, inclusive o WhatsAapp, tem como objetivo controlar o fluxo de informações e conter uma das maiores vozes conservadoras da internet com mais de 9.520.000 seguidores em sete redes sociais”, afirmou Zambelli.
Ela então completou, segundo informações da Veja: “Estou cumprindo agendas pessoais e aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas.”
Mais cedo, Janones especulou: “Não é possível falar em fuga vez que, apesar dos pedidos de prisão, ela não estava proibida de deixar o país. Porém, causa estranheza a maneira repentina com que saiu do país, e também o fato de ter feito a rota do Panamá. Seu destino é desconhecido.”