Mais

    Tensão na Europa: Forças Armadas dos EUA fazem exercício com aliados da OTAN

    Enquanto a guerra na Ucrânia entra no décimo dia seguido, com a Rússia avançando para a capital Kiev, as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram exercícios com aliados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na Europa. Imagens foram capturadas na quinta e sexta-feira (04), indicando a movimentação militar na região.

    Apesar dos exercícios, a OTAN, que é liderada pelos Estados Unidos, vem alegando que os aliados não vão atuar militarmente na Ucrânia, segundo informações do secretário-geral do bloco, Jens Stoltenberg.

    Segundo Stoltenberg, os aliados da OTAN entraram num acordo para não haver aviões da aliança no espaço aéreo da Ucrânia nem tropas no território do país. A medida visa evitar um confronto direto com a Rússia, uma vez que tamanha interferência é vista como um gatilho certo para uma guerra com os russos.

    Segundo a agência de notícias Reuters, soldados da 1ª Brigada de Combate da 3ª Divisão de Infantaria realizaram um exercício de tiro com tanques em um centro de treinamento na Alemanha, na quinta-feira (3), enquanto na Lituânia, forças dos EUA e nações aliadas, incluindo Polônia e Reino Unido, posaram com aviões militares, informou o G1.

    Vale destacar que a Rússia, antes de iniciar a invasão na Ucrânia, também alegou que as suas tropas localizadas próximo à fronteira ucraniana só estavam realizando “exercícios”, alegações essas que se comprovaram falsas.

    A maior probabilidade, contudo, é que os aliados da OTAN estejam apenas fazendo uma demonstração de força, a fim de dissuadir as ameaças do presidente russo Vladimir Putin, que hoje afirmou, durante uma transmissão, que as sansões impostas pelo Ocidente ao seu país se assemelham a uma “declaração de guerra”.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close