Mais

    Randolfe protocola requerimento para convocar Bolsonaro para depor na CPI da Covid

    O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou um requerimento para convocar o presidente Jair Bolsonaro a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito da covid-19. A solicitação foi protocolada na manhã desta quarta-feira (26).

    A tendência É de que a solicitação seja votada pelos integrantes da comissão ainda nesta quarta. Os senadores votaram ainda a convocação de governadores. Em seu pedido, Randolfe cita o Artigo 58, inciso 3 da Constituição Federal, onde se lê o seguinte:

    “§ 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.”

    Ele também citou a Lei N. 1579 de 1952, a qual trata dos poderes da Comissão Parlamentar de Inquérito. Os trechos citados, contudo, não tratam da possibilidade de convocação do Presidente da República.

    “A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, diz um trecho do requerimento.

    Pelo fato do presidente ser o chefe de outro Poder, contudo, no caso o Executivo, é possível que muito embora convocado, Bolsonaro tenha a prerrogativa de decidir não comparecer. Apurações posteriores irão confirmar essa informação, ainda nesta matéria em atualização.

    Imagem

    Bolsonaro ironiza senador do PT na CPI ao lembrar operação da PF: “Vampiro da Saúde”

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana