Mais

    URGENTE: ex-presidente do PTB é denunciada por estelionato e formação de quadrilha

    A ex-Presidente Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Graciela Nienov, está sendo denunciada na Polícia pelos supostos crimes de estelionato, falsificação, investida ilegal para o uso do fundo partidário e formação de quadrilha. As informações constam em um Boletim de Ocorrência repassado aos membros da legenda nesta sexta-feira, 11.

    Segundo um comunicado da assessoria de imprensa do deputado Marcus Vinícius, atual presidente do PTB eleito no dia 11 de fevereiro, a Polícia Civil de Brasília já está investigando Nienov pela suspeita de falsificação de assinatura do Secretário Jurídico do partido, Luiz Gustavo da Cunha, com o objetivo de se apropriar indevidamente de recursos do fundo partidário.

    A suposta tentativa de falsificação teria sido negada pelo banco ao reconhecer a falsificação. Além disso, Graciela teria forjado a ata da sua eleição no dia 30 de novembro do ano passado, também com uma assinatura supostamente falsa, para ser averbada no Conselho Nacional de Justiça, no último dia 4, a fim de justificar perante a imprensa a sua legitimidade.

    O comunicado afirma que “a primeira tentativa de Graciela foi apresentar o documento falso no 2° cartório de Ofício, que não tem competência consoante o provimento e a referida ata apresentada com assinatura adulterada estava também desatualizada.”

    “Mas, na busca incansável de materializar o crime, Graciela foi ao Cartório JK e solicitou o seu Registro como Ata Notorial, para que tivesse fé pública mesmo não exercendo os poderes de presidente. Com isso, ela utilizou a referida ata falsificada, compareceu a outro Cartório da 504, Asa Norte, em busca de Fé Pública e com isso revogou duas procurações outorgadas pelo PTB para movimentações bancarias do Fundo Partidário, junto ao Banco do Brasil, e sem sucesso, tentou cadastrar novas procurações”, diz o texto.

    O comunicado ainda acusa Graciela Nienov se utilizar “da referida ata falsificada para ser averbada no Conselho Nacional de Justiça, a qual foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 3, a fim de tentar justificar principalmente para a imprensa a sua legitimidade, mesmo valendo de crime de falsidade ideológica.”

    Em decisão recente, o Ministro Luiz Sergio Fachin, atual presidente do Superior Tribunal Eleitoral, determinou a posse das senhas administrativas do PTB junto à Justiça Eleitoral, reconhecendo a legitimidade da eleição da nova Executiva Nacional realizada no dia 11 de fevereiro. Nienov, contudo, vem apresentando resistências para reconhecer esta derrota, o que estaria causando toda a confusão interna no partido.

    Ainda segundo o comunicado da assessoria, “o Presidente Regional do PTB/ES, Bruno Lourenço, acompanhou toda peregrinação jurídica em Brasília, com o presidente Nacional do PTB, e irá recorrer a Justiça Eleitoral para punir severamente os responsáveis pelo desgaste criminoso do partido que responderá pela falsidade ideológica, estelionato, crime contra o sistema financeiro nacional ao tentar usar indevidamente o Fundo Partidário e formação de quadrilha, cuja investigação neste caso é da Polícia Federal.”

    Veja abaixo alguns documentos sobre a tramitação das denúncias:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close