Mais

    TSE manda derrubar 31 posts da Gazeta do Povo que ligam Lula a Ortega; mídia reage

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de 31 publicações realizadas pela empresa de jornalismo Gazeta do Povo que ligam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ditador Daniel Ortega, da Nicarágua, acusado de fechar igrejas cristãs e perseguir líderes religiosos em seu país.

    A decisão da corte foi tomada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que atendeu a um pedido da coligação de Lula, a qual argumentou que o conteúdo das publicações constituem “reiterada campanha difamatória”. O petista disputará o segundo turno das eleições para a Presidência da República contra Jair Messias Bolsonaro (PL).

    Ainda de acordo com a coligação, as publicações da Gazeta do Povo teriam por objetivo “incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como seu aliado e amigo”. O ministro, por sua vez, afirmou que as reportagens da mídia de jornalismo teriam “conteúdos manifestamente inverídicos”.

    Para Sanseverino, os posts da Gazeta que ligam o líder petista brasileiro a Ortega propagam “a desinformação de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”.

    Em nova reportagem, a própria Gazeta do Povo classificou a decisão do TSE como “censura”. A diretora da empresa, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, também emitiu uma nota onde afirma que decisões como essa são tomadas apenas em “ditaduras”.

    “Derrubar conteúdos verdadeiros, e perfeitamente verificáveis, é prática de ditaduras”, diz a nota da Gazeta do Povo. “A decisão, no entanto, reacende a nossa vontade de continuar lutando para que a liberdade de expressão seja totalmente reestabelecida no Brasil, pois, infelizmente, não somos um caso único e inédito.”

    “Hoje vemos crescer cada vez mais a interferência do Judiciário contra a liberdade de imprensa. Vamos lutar contra a decisão arbitrária nas esferas cabíveis”, completa o texto divulgado por Filizola.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close