Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes voltaram a ser confrontados por brasileiros nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, onde estão para participar do evento Lide Brazil Conference. Já é o terceiro dia em que os magistrados são alvos de protestos.
Um vídeo mostra o momento em que Barroso e Moraes caminham em direção ao Harvard Club, onde ocorre encontro do Lide — o grupo empresarial fundado pelo ex-governador paulista João Doria, quando são abordados por um brasileiro. O homem pergunta sobre o código-fonte utilizado nas eleições nacionais.
“Vocês precisam abrir o código-fonte”, diz o manifestante, enquanto os ministros seguiam caminhando, de costas, até que Barroso respondeu: “Perdeu, mané, não amola!”. Moraes, por sua vez, deu um tchauzinho, mandando um beijo em seguida, aparentemente em tom de ironia.
Desde que foram aos Estados Unidos, os ministros citados, além de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, o ex-governador João Doria e o ex-presidente Michel Temer foram alvos de protestos por parte dos brasileiros. Alguns utilizaram xingamentos como “seu merd***a” e “filho da put***a” para se referir a eles, além de “ladrão” e “traidor”.
Na noite de ontem, o ministro Moraes chegou a fazer uma publicação a respeito dos protestos que vêm ocorrendo contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República.
“O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal”, afirmou o ministro. Assista: