Mais

    “Quem deu a decisão para que se comprasse as vacinas foi o STF”, diz Toffoli nos EUA

    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), está nos Estados Unidos ao lado de colegas da corte, participando do Lide Brazil Conference, em Nova York. Na ocasião do seu discurso, o magistrado afirmou que a compra das vacinas contra o novo coronavírus, no Brasil, ocorreu graças a uma decisão do Judiciário.

    “Quem deu a decisão para que Doria comprasse as vacinas foi a caneta do ministro Ricardo Lewandowski”, afirmou Toffoli, após elogiar o ex-governador João Doria, quem ele disse ter lutado pelas vacinas, o que em conjunto com o STF teria salvado “milhões de vidas”.

    Em sua fala, o ministro fez uma crítica velada ao governo do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que as vacinas não estavam sendo compradas. O presidente, por sua vez, tem rebatido as acusações de resistência com relação à compra dos imunizantes, explicando que os mesmos só passaram a estar disponíveis a partir de dezembro de 2020, com o Brasil iniciando a sua imunização em janeiro.

    Quem também discursou no Lide Brazil foi o ministro Alexandre de Moraes, que aproveitou para criticar o que ele classificou como “discurso de ódio” e informações falsas divulgadas nas mídias sociais.

    “Não é possível que nós não tenhamos consciência que a desinformação, o discurso de ódio, discursos preconceituosos, discursos agressivos nas redes sociais vêm corroendo a nossa democracia”, afirmou Moraes.

    Nos Estados Unidos, os ministros do STF que foram ao Lide Brazil Conference foram alvos de protestos por parte de brasileiros residentes no país. Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram alguns deles, como Gilmar Mendes e Moraes, sendo xingados pelos manifestantes. Veja um trecho da fala de Toffoli, abaixo:

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close