Mais

    “Pedi o nome das pessoas que aprovaram a vacinação de crianças”, diz Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quinta-feira (16) sobre a decisão da Agência de Vigilância Sanitária em autorizar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra o novo coronavírus. Segundo o chefe do Executivo, os responsáveis pela decisão devem ter seus nomes conhecidos por parte da população.

    Durante a sua live semanal, Bolsonaro frisou que não possui autonomia para interferir na Anvisa, mas alegou que é direito do público saber o nome dos responsáveis pela aprovação do pedido feito pela Pfizer-BioNTech, a Comirnaty.

    “A Anvisa não está subordinada a mim, deixar bem claro isso. Não interfiro lá. Eu pedi o nome das pessoas que aprovaram a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e formem o seu juízo”, afirmou o presidente.

    Bolsonaro já se posicionou criticamente em relação a essa decisão, motivo pelo qual a sua declaração soa muito mais como uma forma de apontar a responsabilidade dos profissionais que fizeram a avaliação do pedido das farmacêuticas, diante de potenciais consequências negativas.

    “Você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram a vacinação a partir de 5 anos”, disse o presidente.

    O lado da Anvisa

    Segundo o gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, a decisão do órgão se deu com base em “evidências científicas” disponíveis.

    “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Mendes.

    Mendes também explicou que a quantidade da dosagem que será oferecida às crianças será menor do que a dos adultos. Além dos agentes da Anvisa, também fizeram parte da avaliação profissionais de outros setores.

    “Verificamos segurança e tolerabilidade, em uma primeira fase. Nela foram aplicadas doses diferentes. Com base no resultado, chegamos à conclusão de que deveriam ser aplicadas 10 microgramas, quantidade inferior à aplicada em adultos”, disse ele.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close