Mais

    Maia diz que está “dialogando com o presidente Lula” visando eleição de 2022

    Expulso do Democratas, partido que o acolheu por anos, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está de olho nas eleições em 2022. Em uma entrevista para a BBC News, ele defendeu a necessidade de união entre os partidos de oposição para conseguir vencer Bolsonaro na próxima eleição, motivo pelo qual não descarta dialogar com o ex-presidente Lula.

    “À frente da presidência da Câmara eu tive a oportunidade de conviver mais próximo a todos os partidos e aos deputados do PT. Então, pra mim, estar dialogando com o presidente Lula no momento que a gente tem um governo que desrespeita o Congresso Nacional, desrespeita o Supremo Tribunal Federal, questiona a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro, é claro que esse governo acaba aproximando e nos colocando numa posição de mais proximidade em relação ao diálogo pra eleição de 2022”, afirmou o deputado.

    Apesar de firmar diálogo com Lula, Maia argumentou que se posiciona como centro-liberal e que os partidos precisam chegar a um entendimento comum, o que inclui possibilidades de candidatura como a de João Doria e Ciro Gomes.

    “Acho que o nosso campo deveria construir uma candidatura, mas que o encaminhamento não está do tamanho correto. Acho que essa tentativa permanente de uma certa exclusão do (governador de São Paulo João) Dória, de um certo conflito interno no PSDB com o governador de São Paulo, acho isso muito ruim e sinaliza de forma muito negativa.

    “Sendo o Dória o candidato do nosso campo ou não, isso é uma questão que eu acho que tem que ser uma decisão coletiva, porque nenhum dos nossos nomes tem musculatura sozinho para enfrentar o Lula ou o Bolsonaro. Acho que a nossa ida ao segundo turno passa por São Paulo, sendo o Dória o candidato desse campo, (assim como) passa por São Paulo com a compreensão do Dória que ele, no final do ano, não será a melhor opção, vamos dizer assim, pra representar esse campo.

    “Até a hipótese, que eu acho é importante, de trazer o PDT para esse diálogo, com a candidatura de Ciro Gomes, também (deve ocorrer) com a certeza que pode ser ele o candidato ou pode não ser. Então, nosso campo é que precisa organizar melhor as suas ideias, organizar melhor o seu espaço político”, disse ele.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close