Mais

    Fachin: “As Forças Armadas não exercem poder moderador e não tutelam a democracia”

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu uma entrevista à TV Cultura, onde comentou sobre alguns pontos sobre o futuro do Brasil no tocante ao processo eleitoral deste ano. Na ocasião, ele afirmou que as Forças Armadas “não tutelam a democracia”.

    “As Forças Armadas não integram conjuntura política, não exercem poder moderador e não tutelam a democracia. São instituições nacionais e permanentes. Historicamente, são parceiras da Justiça Eleitoral nos rincões mais remotos do Brasil”, afirmou o ministro.

    O magistrado frisou, contudo, que a legitimidade das eleições também depende do reconhecimento dos resultados das urnas eletrônicas, algo que todos os candidatos devem aceitar. “Quem se inscreve para uma candidatura está se colocando à disposição do resultado legítimo que emergir das urnas”, disse ele.

    Ao falar sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08), Fachin criticou o que ele classificou como “modelo patriarcal, hierarquizado e masculinizado” na política brasileira, argumentando que instrumentos como o Fundo Eleitoral têm sido utilizados para isso.

    “Mesmo quando se destinam cotas de participação para que candidaturas femininas se apresentem, mesmo quando se impõe participação no fundo (eleitoral) para que a campanha seja financiada, a condição feminina acaba, a rigor, sendo manipulada perversamente para servir de instrumento à manutenção desse modelo patriarcal, hierarquizado e masculinizado que há na sociedade brasileira”, declarou o ministro.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close