Mais

    Brasil gera 260 mil novos empregos em janeiro; o melhor resultado do mês desde 1992

    O Brasil registrou, em janeiro, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1992. O saldo total de empregos com carteira assinada no país foi positivo e fechou o primeiro mês do ano com 260.353 novas vagas criadas.

    Os dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, que comemorou o resultado.

    Houve um crescimento de 0,66% no total de empregos formais em relação a dezembro. Todos os setores econômicos criaram mais vagas que fecharam no primeiro mês de 2021. O destaque foi para Indústria, que criou mais de 90 mil novas vagas, seguida pelo setor de serviços, com mais de 83 mil novos postos de trabalho formal. O comércio, foi setor que menos cresceu, com mais de 9,8 mil novas vagas criadas.

    O número total de empregos formais no país encerrou janeiro com 39,6 milhões carteiras assinadas. Com isso, ultrapassou, pela primeira vez, o total de empregos formais registrados antes da pandemia, numa diferença de 0,07% superior em relação a fevereiro de 2020.

    A arquiteta do Distrito Federal Carolina Novais, de 27 anos, conseguiu em janeiro um serviço por encomenda, por tempo limitado, também conhecido como ”freela”. Mas o que ela quer mesmo é um emprego com carteira assinada.

    Todas as cinco regiões do país apresentaram aumento no número de empregos criados, com destaque para região Sul e Centro-Oeste que tiveram crescimento acima de 1% se comparado com dezembro de 2020.

    Já as regiões Norte e Nordeste apresentaram o pior desempenho, ambas com um aumento menor que 0,5% na criação de novas vagas. Em relação às 27 unidades da federação, apenas três registraram queda no número total de empregos formais, foram elas: Alagoas, Paraíba e Rio de Janeiro.

    Em termos relativos, os estados com maior variação positiva foram Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.

    Já em relação ao salário médio no momento da contratação, o Caged registrou um aumento real de R$20 com o salário médio chegando a R$1.760, uma variação de 1,15% em relação a dezembro do ano passado. Com: Agência Brasil

    Leia também:

    Nikolas convida Musk para o 7 de setembro em SP e ele responde: “Moraes precisa sair”

    Apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estão articulando uma...

    Moraes vira alvo de ‘notícia-crime’ por falsidade ideológica e formação de quadrilha

    O Partido Novo apresentou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime...

    Opositora de Maduro faz apelo às Forças Armadas pra que “abracem” a causa da oposição

    Maria Corina Machado, principal líder opositora ao ditador Nicolás...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    FECHAR
    FECHAR