Mais

    Bolsonaro rebate rumores sobre pressão chinesa: “A China também precisa da gente”

    Esta semana, rumores de que Pequim estaria pressionando o Brasil pela demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para só então enviar os insumos de que o país necessita para produzir a vacina CoronaVac, tomou conta de parte da imprensa.

    Segundo informações do jornal Gazeta do Povo, a condição estaria sendo imposta nos bastidores. A alegação é de que Ernesto Araújo teria desgastado a relação diplomática entre Brasil e China após fazer comentários contra o regime chinês.

    “Segundo fontes que acompanham diretamente as negociações, Pequim pressiona pela demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Pequim quer ao menos que o presidente brasileiro divulgue um comunicado destacando a boa relação entre os dois países”, informou a Gazeta.

    Diante da inevitável repercussão e gravidade diplomática da situação, o presidente Jair Bolsonaro comentou indiretamente o tema, indicando que não admite ser pressionado por outros governos no tocante a escolha dos seus ministros.

    “Quem demite ministro sou eu. Ninguém nos procurou nem ousaria procurar. Jamais algum país procuraria outro para isso”, disse Bolsonaro em contato com a Jovem Pan. O ministro Ernesto Araújo, por sua vez, também negou que essa pressão esteja ocorrendo.

    “Isso não existe entre países soberanos. É uma invenção completa. Não sei, tem gente que quer ver uma crise, criar invenções onde não existem. As pessoas inventam uma coisa e depois, quando vem a realidade e desmente, em vez de alterar a sua percepção da realidade, continua insistindo e redobrando cada vez mais a mentira”, disse ele.

    Bolsonaro: a China depende do Brasil

    Voltando a falar do assunto de forma indireta, o presidente Jair Bolsonaro foi mais taxativo ao defender que a relação Brasil e China não está comprometida, destacando que a dependência econômica entre os dois países é mútua.

    “O pessoal fala ‘o Brasil precisa da China’, mas a China também precisa da gente. Ou você acha que a China está comprando soja para jogar fora? Compra produto do campo para jogar fora? Compra porque precisa”, disse o presidente em sua live semanal, na quinta-feira (21).

    “Lá está chegando na casa de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes e é uma população que cada vez mais se torna urbana”, completou o presidente, frisando a a China depende do Brasil para poder alimentar a sua população. “Agora, a relação entre países… Qualquer país do mundo, existe interesse. Não existe amor. Qualquer país no mundo tem interesse, fazer negócio. E a China tem interesse no Brasil”,

    Leia também:

    Quatro Agências dos EUA avaliam sanções ao ministro Alexandre de Moraes

    Quatro órgãos do governo dos Estados Unidos estão analisando...

    Nikolas desabafa: ‘Fecha o Congresso e entrega logo um trono pro Moraes’

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

    Constantino sobre Bolsonaro: ‘O sistema tem pressa em prendê-lo antes das eleições’

    Em entrevista ao Pleno.News na segunda-feira (31), o analista político...

    Malafaia manda recado ao STF: “Estão provocando uma revolta popular”

    Na quarta-feira (2), o pastor Silas Malafaia, organizador de...

    Jornalista da Globo admite que a esquerda “não consegue mais mobilizar” o povo

    A jornalista Andréia Sadi destacou, nesta terça-feira (1°), durante o programa Estúdio...

    Israel alerta o Brasil sobre ligação do PCC com o grupo terrorista Hezbollah

    Um documento obtido com exclusividade pelo Jornal da RECORD revela que...

    Moraes pede que a PGR se posicione sobre a eventual prisão de Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

    Reprovação de Lula dispara e alcança 56%, incluindo o Nordeste, aponta pesquisa

    Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4),...

    Michelle Bolsonaro e lideranças convocam ato pela ‘anistia’ na Avenida Paulista

    Na terça-feira (1º), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close