Mais

    Bolsonaro comenta encontro de Lula e Macron no Brasil: “Cobiçada Amazônia”

    O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou o encontro de Lula com o presidente francês Emmanuel Macron, que está no Brasil desde a última terça-feira, em viagem oficial. Ambos viajaram para a região da Amazônia, onde tiraram fotos e anunciaram um pacote de R$ 1 bilhão para ações de preservação da floresta.

    Ao tratar do assunto, Bolsonaro sugeriu haver interesses escusos sobre a Amazônia, intitulando sua publicação como “A cobiçada Amazônia”. “O encontro entre chefes de estado geralmente termina em assinatura de acordos”, iniciou o ex-presidente.

    “Contudo, de acordo com o caráter do chefe de estado, alguns, desses compromissos (inenarráveis), são apenas verbais”, ressaltou. Na sequência, Bolsonaro parabenizou o deputado federal Filipe Barros, do Paraná, por “questionar, via requerimento de informação, a verdadeira causa da visita de Macron ao Brasil, com passagem estratégica pela cobiçada região Amazônica.”

    No encontro com Macron, Lula foi criticado por oposicionistas após fazer uma declaração interpretada por eles como “entreguista”. Durante uma solenidade na Ilha do Cambu, no Pará, o presidente afirmou o seguinte, com destaque nosso:

    “O que nós queremos é compartilhar com o mundo a exploração e a pesquisa da nossa riqueza de biodiversidade, da nossa riqueza daqui, mas que os indígenas possam participar de tudo o que for usufruído da terra que eles moram”.

    Em 2019, Macron causou polêmica ao fazer uma declaração em sentido semelhante, sugerindo que a Amazônia deveria ser internacionalizada. “A verdade é que associações, ONGs e atores internacionais, inclusive jurídicos, questionaram em diversos anos se era possível definir um status internacional para a Amazônia”, disse ele na épocas.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close