400 mil pessoas estiveram em Brasília para manifestação, diz nova atualização

O número de manifestantes que compareceram hoje na Esplanada dos Ministérios para o ato de 7 de setembro em apoio ao governo federal foi de 400 mil pessoas, e não as 105 mil que veículos de comunicação haviam noticiado horas atrás. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles, que também tinha anunciado antes o primeiro quantitativo.

“A estimativa do número de pessoas que passaram pela Esplanada dos Ministérios neste Sete de Setembro aumentou para cerca de 400 mil pessoas”, diz o portal, explicando que a sondagem de público é feita pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e repassada a um centro de informações dentro do GDF.

Imagens do ato ocorrido em Brasília, de fato, sugerem um número gigantesco de participantes. A expectativa dos organizadores da manifestação é que o número de pessoas que compareceu na Avenida Paulista seja muito maior, na casa dos milhões. A secretaria de segurança do governo João Doria, no entanto, estimou o público em cerca de 125 mil pessoas.

O novo número divulgado sobre Brasília, contudo, ainda é extraoficial. Vale ressaltar que se trata de um levantamento realizado apenas na capital federal. Como em várias capitais do Brasil manifestações também ocorreram, a exemplo de São Paulo, é possível que os números oficiais do somatório ainda surpreendam.

Veja abaixo uma gravação aérea feita horas atrás da Esplanada dos Ministérios e da Avenida Paulista logo na sequência: