25.5 C
Brasília
20 Agosto, 2025
Mais

    Chefe da Anatel diz que vai “tirar do ar todo site que atentar contra a democracia”

    Em uma cerimônia realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (12/3), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, endossou o compromisso do órgão no combate às chamadas “fake news”, discurso de ódio e ataques à democracia durante as eleições deste ano.

    A fala de Baigorri ocorreu durante solenidade que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, além de outras autoridades do Supremo Tribunal Federal e do Ministério da Justiça.

    O chefe da Anatel disse que a agência “irá usar a plenitude do seu poder de polícia junto às empresas de telecomunicações para retirar do ar todos os sites e apps que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e usando Inteligência Artificial para deepfakes”.

    Em sua fala, o ministro Alexandre de Moraes também voltou a reafirmar que o TSE não irá tolerar a propagação de desinformação com o objetivo de comprometer a escolha do voto dos eleitores.

    “O TSE tem a missão de garantir a liberdade na hora da escolha do eleitor”, disse ele na cerimônia, segundo a Agência Brasil. “Essa vontade vem sendo atacada de forma virtual por milícias digitais, que, se aproveitando de notícias fraudulentas, pretendem capturar a vontade do eleitor na hora de seu voto.”

    “É necessário que a Justiça Eleitoral possa estar preparada para combater a desinformação”, ressaltou Moraes. Deepfakes são conteúdos criados por inteligência artificial que imitam a realidade, sendo esta uma das principais preocupações para o pleito eleitoral desse ano.

    Nas redes sociais, muitos internautas viram com preocupação a fala de Baigorri, questionando quais critérios serão utilizados pela Agência para determinar ou não a retirada de conteúdos do ar.

    A fala do presidente da Anatel ocorreu durante a inauguração do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, que será comandado pelo ministro Moraes. Assista:

    Leia também:

    Esquerda não apoia a castração de pedófilos, diz Michelle: ‘Defensores de bandidos’

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou um artigo contendo críticas...

    URGENTE: Influenciador Hytalo Santos e ‘marido’ são presos por exploração de menores

    O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente (conhecido como...

    Indicada por Lula, nova presidente do Superior Tribunal Militar é amiga de Janja

    O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (13),...

    Juiz que auxilia Moraes faz desabafo em áudio vazado: “Eu não aguento mais”

    Um áudio obtido pelo portal Metrópoles revela declarações do...

    Ministro do STF, Gilmar vota para liberar presença de crianças em parada LGBT

    O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia...

    Com clima tenso, presidente do STF cogita abandonar o Tribunal, diz jornal

    O ministro Roberto Barroso, atual presidente do Supremo Tribunal...

    Ex-ministro de Bolsonaro chamado de traidor: “Não vou assinar impeachment de Moraes”

    Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas e ex-ministro...

    Ex-presidente da OAB defende a execução de Bolsonaro com ‘bala na nuca’

    Felipe Santa Cruz, ex-presidente da Ordem dos Advogados do...

    Alcione diz que fez ‘macumba’ para Truimp, mas Michelle Bolsonaro lhe dá invertida

    A ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, reagiu à fala...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close