23.5 C
Brasília
Sábado, 25 Junho, 2022

Governo de Brasília faz varredura em comércios contra violações do lockdown no DF

Uma força-tarefa formada por vários órgãos de segurança realizou uma varredura em diversos estabelecimentos do Distrito Federal durante os primeiros nove dias da Operação Toque de Recolher.

A fiscalização ocorreu em mais de 100 estabelecimentos pela força tarefa responsável pela checagem das suspensões de atividades comerciais consideradas não essenciais. A força-tarefa também foi encarregada de fiscalizar a circulação nas ruas entre 22h e 5h, tendo sua coordenação por parte da secretaria de segurança pública.

Essa ação reúne as forças de segurança tais como a polícia Militar e Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros, além da Vigilância Sanitária, Brasília Ambiental, Procon e as das secretarias DF Legal, de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec).

segundo a Agência Brasília, os locais de atuação são definidos de forma diária e planejados com o auxílio de estratégias que levam em consideração a situação diária e os lugares com grandes aglomerações, sob a coordenação da DF legal.

Em união com a PMDF, a secretaria já realizou 103.752 vistorias a comércios ao longo das regiões administrativas em 9 dias. Deste total, 3.620 foram abordados, 94 multados e 213 interditados. No meio disso tudo, 1.662 ambulantes foram retirados das vias públicas.

Além disso, foram 5.059 vistorias a quiosques, contendo 225 abordagens. Cinco pessoas receberam multas por falta de máscara e cinco por descumprimento do toque de recolher.

“As frentes de trabalho têm se reunido diariamente, num esforço concentrado para a fiscalização de todas as medidas, inclusive dos decretos anteriores, como a utilização de máscaras. Além das 16 frentes de trabalho compostas pela PMDF e DF Legal, todos os integrantes têm desenvolvido atividades com planejamentos próprios, em suas áreas de atuação, para monitorar se as medidas estão sendo cumpridas”, explicou o delegado Anderson Torres, atual secretário de segurança pública.

Apenas nesta terça-feira (16) foram realizadas 18.131 vistorias a comércios por parte da força tarefa, deste total, 691 foram abordados com 10 multas aplicadas e 12 intervenções feitas pelo descumprimento dos decretos quanto ao combate do Covid-19. Na mesma terça, 595 quiosques foram vistoriados e 37 abordados, assim como 20 ambulantes foram retirados das vias públicas.

“Todo esse esforço servirá para salvar vidas e ajudar a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde. Em contrapartida, estamos colocando em risco nossos servidores e famílias. Por isso, precisamos da colaboração da população. Fiquem em casa. Esse momento é muito difícil, mas vai passar o quanto antes com a ajuda de todos”, declara o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: