Mais

    Comissão da Câmara aprova PL que obriga a contagem pública de votos e o voto impresso

    A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta 4ª feira (11.dez.2024), o PL (projeto de lei) 1.169 de 2015, que propõe a implementação do voto impresso e a recontagem física das cédulas nas eleições federais, estaduais, distritais e municipais. O texto pode agora ser analisado diretamente no plenário da Câmara, mas não há uma data marcada para a votação.

    A proposta estabelece que, após votar na urna eletrônica, o eleitor deve registrar seu voto em formato físico, que será devidamente armazenado e lacrado. O texto também autoriza que os partidos possam solicitar a recontagem dos votos, seja pelo meio físico ou digital, dentro de 48 horas após o encerramento da votação.

    A base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a votação do projeto com um pedido de vista –mais tempo para análise– em 4 de dezembro. A CCJ não analisa o conteúdo das propostas legislativas, mas, sim, se o projeto atende aos princípios da Constituição de 1988. O texto ainda pode ser alterado no plenário da Casa.

    O voto impresso é uma demanda da ala conservadora no Congresso. Em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu uma derrota depois de a Câmara rejeitar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tratava do mesmo tema. O texto de Bolsonaro também foi rejeitado na comissão especial da Câmara, mas, mesmo diante de uma derrota evidente, ele insistiu em submetê-lo ao plenário.

    Leia também:

    Flávio Bolsonaro fará representação contra Lula por “ameaça” durante discurso

    O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

    Reunião de quase 2 horas de Flávio com Trump revela força eleitoral contra Lula

    O jornalista Paulo Figueiredo afirmou, em entrevista ao Metrópoles...

    Zema permanece ‘empacado’ em 4% nas pesquisas, mesmo após críticas a Flávio Bolsonaro

    Levantamento do instituto BTG/Nexus, divulgado na segunda-feira (25/5), mostra...

    “Lula está perplexo”, diz Camarotti sobre decisão do Senado rejeitar Messias no STF

    Comentarista da GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti trouxe informações...

    Cotado para vice de Flávio, Zema volta a defender prisão dos Moraes e Toffoli

    O pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo,...

    Posts da semana

    close