O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou com jornalistas enquanto esteve hospedado em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde comentou sobre os atuais protestos contra a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Diferentemente da forma como grande parte da imprensa e oposição vem tratando os protestos, chamando-os de “antidemocráticos” e “golpistas”, Mendonça defendeu a legitimidade das manifestações, dizendo que elas devem ser respeitadas, desde que estejam ocorrendo pacificamente.
“O papel de todos nós é de serenidade, de respeitar essas manifestações pacíficas. E ao mesmo tempo buscar gerar uma pacificação no ambiente nacional que nos ajude a desenvolver e olhar para o futuro numa boa perspectiva”, explicou o ministro.
“Logicamente que são ideais que às vezes se contrapõem num cenário eleitoral. Mas precisamos agora sentar e trabalhar para ajudar o Brasil”, completou o ministro. Questionado, por fim, se os atos que pedem atuação dos militares também são legítimos, ele respondeu: “Desde que pacíficas e que respeitem direitos fundamentais das outras pessoas, sim”.