19.5 C
Brasília
23 Setembro, 2025
Mais

    Moraes contraria o governo e diz que indulto não impede inelegibilidade de Daniel

    O ministro Alexandre de Moraes publicou um pedido à defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), para que esta se pronuncie a respeito do indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro. No documento, contudo, o magistrado já demonstrou que discorda da posição do governo quanto aos efeitos da graça constitucional.

    “Ressalte-se, ainda, que, dentre os efeitos não alcançados por qualquer decreto de indulto está a inelegibilidade decorrente de condenação criminal em decisão proferida por órgão judicial colegiado”, afirmou Moraes em seu pedido.

    Portanto, na prática, o ministro entende que o indulto de Bolsonaro não invalida a inelegibilidade de Daniel Silveira, adquirida pela condenação na quarta-feira passada. O presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, já expressou uma visão contrária.

    O governo defende a tese também já explicitada pelo jurista Dr. Ives Gandra Martins, de que o indulto extingue a condenação e, consequentemente, todos os efeitos “acessórios” decorrentes dela, o que inclui a inelegibilidade.

    Moraes, por sua vez, também entende que até o próprio indulto presidencial pode ter sido anunciado em um momento errado. O ministro deu a entender que este recurso só seria válido após o fim de todo o trâmite processual envolvendo o julgamento de Daniel Silveira.

    “Em que pese a doutrina ser amplamente majoritária quanto ao cabimento da graça e do indulto somente após o trânsito em julgado da sentença condenatória há decisões do próprio Supremo Tribunal Federal entendendo possível a concessão de indulto, desde que, após a publicação da sentença condenatória”, afirmou Moraes.

    Leia também:

    Secretário do Tesouro dos EUA: “Vamos perseguir quem fornece apoio a Moraes”

    Em anúncio realizado nesta segunda-feira, o Departamento do Tesouro...

    EUA também revogam visto de Jorge Messias, advogado geral da União

    Os Estados Unidos revogaram o visto de Jorge Messias,...

    Ato da esquerda foi “Carnaval fora de época” para atrair foliões, dizem internautas

    As manifestações realizadas pela esquerda no último domingo, em...

    Crivella sobre pena de Bolsonaro: “27 anos pra quem tem mais de 70 é pena de morte”

    O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) classificou a sentença...

    Condenado, Bolsonaro poderá perder a patente e ser expulso do Exército pelo STM

    O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi condenado...

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close